Rolezinho aqui….rolezinho aculá: entre direitos e vandalismo.

“Rolezinho”. Palavra que está tomando conta dos noticiários e da internet e envolve um grande debate sobre a liberdade de ir e vir a qualquer lugar. Bem, “sempre” tivemos este direito e cada vez mais temos a consciência de que qualquer pessoa pode acessar o local que bem entender e isso deve ser facilitado, só que o foco do tão comentado “rolezinho” envolve outros aspectos – pelo menos assim eu vejo.

A internet está sendo o meio para a articulação desta singela reunião de jovens nos shoppings e assustando muita gente. Neste momento, aparecem pessoas que são contra por conta da confusão gerada. Outros, idealistas e pensadores de plantão, analisam que é um absurdo querer barrar jovens que estão “apenas” exercendo seu direito. Não acredito que é um problema buscar nossos direitos, contudo devemos nos lembrar dos nossos deveres. Os organizadores dos “rolezinhos” querem promover a descontração entre a galera, o que é louvável, mas esquecem a oportunidade latente a partir dai: a propagação do vandalismo. Quem vai pensar em problemas numa situação onde se promove o encontro? Quem vai pensar em problemas com uma atitude tão natural que sempre foi praticada antes (mas não nessas dimensões)? Para início de conversa nem problemas deveria existir.

Os “rolezinhos” estão sendo questionados porque dão uma brecha enorme para que pessoas de má índole cometam vandalismos e até coisa pior. E tem como controlar isso? Particularmente, acredito ser difícil porque algo que sempre existiu ser passível de limitações, e a visão do que é tranquilo pode virar um apocalipse – especialmente após as manifestações no ano passado. Justamente após aquelas manifestações, na verdade, após os vandalismos disfarçados de manifestações a sociedade brasileira meio que se acostumou a associar uma aglomeração de pessoas a destruição e confusão – e talvez por isso tanto receio com os “rolezinhos”. E vamos protestar contra a proibição dos rolezinho fazendo outros…instigando as pessoas!!

Será o caminho certo?!

Por Ricardo Verçoza – Professor, Administrador e blogueiro. 

@CapitaoCoragem

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s