A dificuldade de utilizar o reforço positivo

Na sociedade em que vivemos, cada vez mais parece ser difícil haver o reforço positivo nas atitudes realizadas. O reforço positivo aqui tratado é o elogio. Ficamos engessados na rotina, presos, talvez, a incessante busca de resultados e de sucesso. Lembro de uma frase que li recentemente, que diz o seguinte: quem tem o direito de criticar, tem o dever de elogiar.

Evidenciamos tanto os erros que acabamos por esquecer as pequenas ações e até das grandes também. É muito mais fácil apontar onde a pessoa deve melhorar (ou qual atitude equivocada teve) mesmo que seja de forma construtiva, do que elogiar. É importante destacar que tanto a crítica quanto o elogio podem ter efeitos grandiosos, mas a forma e a frequência com que utilizamos essas duas “ferramentas” vão ser determinantes nas nossas relações. Determinantes no sentido que podemos intensificar e estreitar relações, ou simplesmente transparecer para os outros que somos pessoas chatas e que não reconhece as habilidades alheias.

Falar o que deve ser falado, reconhecendo o indivíduo e suas características peculiares, é um exercício para se fazer sempre, e não esporadicamente. Se pensarmos nos conflitos, nas falhas de comunicação, nas ações mal executadas e tantas outras implicações que podem acontecer pelo uso excessivo das críticas e da ausência do elogio, poderíamos ter atitudes diferentes para vislumbrar um ambiente mas tranquilo nas empresas e entre países.

Elogiar não é difícil e faz muito bem para quem diz e para quem recebe o elogio. Atitudes proativas para revolucionar as relações e o mundo. Fica a dica!

Por Ricardo Verçoza

5 pensamentos sobre “A dificuldade de utilizar o reforço positivo

  1. Pois é Ricardo… Tudo que acabou de ser dito é a mais pura verdade. Nos deparamos com situações semelhantes todos os dias e as vezes nós mesmos somos os protagonistas. Que o seu texto sirva como ponto de reflexão para todos e seja o ponto de partida para uma mudança de atitude. Valeu pela dica!

  2. Preciso mudar, faço questao de usar frases assim, porque esses artigos tem trazidos para mim, reflexões; passei a buscar em mim quando começei a não elogiar e por que. Criticar é fácil. O dificil é fazer, mudar, crescer. Mudanças interiores são necessárias para a melhoria de relacionamentos. Outro dia li uma frase: Não há nada mais que seja maior evidencia de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes (Albert Einstein). Preciso refazer meus caminhos. Agradeço por me oferecer esta reflexão, esse novo caminho.

  3. Comigo geralmente é assim as pessoas me criticam,me humilham ate mesmo,e eu nunca consigo me ddefender por insegurança,medo sei la ,fico mesmo chateada,mas fico sempre na minha,preciso melhorar isso em mim,quero melhorar issso logo.

    • Marluci….não se trata apenas de se defender, mas de aprender se o que as pessoas falam é importante para o nosso crescimento.
      Muita gente só quer nos colocar para baixo…e isso nós temos que reconhecer.
      Não se deixe humilhar…filtre aquelas palavras agressivas daquelas que podem te fazer amadurecer.

      Abraço!

Deixe uma Resposta

